terça-feira, novembro 28, 2006

Despenalização do aborto

Irritam-me os discursos à volta do referendo. Irrita-me as argumentações fundamentalistas de ambos os lados, que se afastam das questões verdadeiramente importantes relativas a este assunto.

Irrita-me o "não à despenalização, sim à vida"! Tanto quanto "O corpo é meu, eu é que escolho"!

Acho que ninguém é a favor do aborto, chateiam-me as pessoas que se gabam dos abortos que fizeram, não é um anticonceptivo. O aborto é uma violência para o corpo, mesmo quando é espontâneo é traumatizante. As pessoas fazem abortos porque não vêem alternativa melhor, sempre se fizeram, sempre se hão-de fazer. Que se façam com condições, para garantir que não há complicações na intervenção, que a pessoa é acompanhada médica e psicologicamente depois de o fazer, para que não repita.

E não me venham com a história que é preferível dar o filho para adopção, que é muito pior abandonar um filho, muito mais traumatizante, do que fazer um aborto, aí sim, é que o "gajo" está vivo! E a quantidade de crianças que existem sem pais, os miúdos não pediram para nascer, se não os querem não os façam. Um bebé é uma pessoa, não se pode tê-lo de ânimo leve.

Sinceramente, eu não faço ideia se faria um aborto, ser pela despenalização não quer dizer isso. Sei que não quero filhos agora, por isso tomo a pílula, mas se engravidasse agora ia ponderar a situação e sendo crime, seria duplamente penoso. Por isso é uma estupidez ainda não se ter resolvido este assunto, mas porque raio é que vai a referendo, que anormalidade! Somos um país de atrasados mentais. Em Reading há montras na rua, women support, para as pessoas que abortaram, porque raio é que nós em vez de ajudar julgamos? Somos mesmo estúpidos!

Não é porque a mulher tem direito à escolha (claro que tb é, mas n é principalmente por isso), não é porque o embrião não é pessoa (até pode ser). É porque quem nasce deve ser desejado, e as mulheres que engravidam e não querem filhos devem ser ajudadas (para não correrem o risco de morrer por tal decisão) e informadas (para que não se repita).

Mas há dúvidas?

33 Comments:

Blogger droff said...

A grande charada. Uma questao de direitos da pessoa, e as suas limitacoes.

É conveniente a qualquer estado que os seus subditos (sim, a condicao é igual ao que era na monarquia) se encham de filhos. É mais fácil alguem conformar-se a uma vida de trabalho (e impostos) se tiver filhos atrás de filhos.

Um exemplo flagrante verifica-se cá em cima no UK. Mais na Irlanda do Norte (onde a taxa de natalidade foi bem baixa e a de mortalidade bem alta, até os anos 90) do que aqui na Bifalandia, a maioria das pitas de 16 anos (ou até menos) passeiam todos os dias os seus bebés nas ruas. O estado oferece subsidios atrás de subsidios, incluindo casa. Se na tuga, é uma tragédia uma pita de 15 anos engravidar, na Irlanda do Norte é razao para festa. A chavala vai sair de casa e do agregado familiar, e já se pode beber mais! É uma descricao bem simplistica, eu sei, mas nao me parece que seja de outra maneira.

Deve ser fácil tomar uma posicao sobre isto: se a igreja é contra, o aborto deverá ser despenalizado. Porque nao lhes convem. É por isso que o aborto é "imoral".
Porque essas bestas precisam de continuar a controlar mentes e direitos alheios. Qualquer sociedade minimamente evoluida deve assumir qualquer religiao como desnecessária, irrelevante, obsoleta. Já é tempo, raisparta!

Direito universal? Mais individual. Se "as opinioes sao como as vaginas, cada qual tem a sua e quando quiser dá-la, DÁ-LA" (Dra Rute Remédios, 1998, quem manda no ventre de uma gaja é a própria gaja e mais ninguem; nem mesmo o potencial pai da hipotética crianca pode forcar uma decisao.

Como se a vida humana fosse assim tao valiosa... Já dizia o Bill (Hicks), relativamente ao debate sobre o periodo de gestacao em que o embriao (ou feto) comeca a ser considerado uma "pessoa": "Só és uma pessoa quando estiveres na minha lista de enderecos".

Humanos há muitos, é preciso escolhe-los bem.

6:29 da tarde

 
Blogger [[cleo]] said...

Não, não há dúvidas nenhumas!
Está tudo aí, neste teu texto, preto no branco!
Concordo com tudo e assino em baixo!!
É um assunto polémico que não se deve comentar de animo leve, não o fiz no blog de um amigo meu, por não achar correcto estar a opinar sobre uma coisa onde a maioria das pessoas que já o lá tinham feito, estavam contra. Por isso, achei melhor não dizer nada. Mas aqui, e porque escreveste tão bem e me revi naquilo que acho tb, não podia deixar de o dizer!
Fica o endereço do blog desse meu amigo, onde podes ver o dito texto.
http://blog.comunidades.net/littledragonblue/

PS.Os hieróglifos já eram...!


Beijo soprado

7:22 da tarde

 
Blogger Z said...

Bem... um assunto sério que tem de ser comentado seriamente! Mesmo num caderno pra atrofiar!

Obviamente a minha posição é clara e inequivocamente a favor do sim no referendo!
É que o mais importante é perceber que o referendo não é sobre o aborto!!! Eu sou contra o aborto!!
Acho que ninguém faz um aborto de ânimo leve e fico um bocado chocado quando pondero que seja possível que haja pessoas que pensem nessa solução como um método anticonceptivo! (A... há mesmo?? conheces? Diz-me quem pra eu ir dar um par de estalos!)
Agora concordo é que é de uma hipocrisia atroz apregoar-se que se é a favor da vida e que o aborto é um pecado (quase) mortal e depois levar-se a filha de 15 anos a Badajoz porque o preservativo também é uma obra do demo e a menina não foi capaz de esperar até à idade de casar pra mandar umas quecas (ah... e não sabia que à primeira se engravidava... ou pensava que se ele não se viesse lá dentro não podia engravidar... ou melhor ainda; que de pé não se podia engravidar!!!!)
DESPENALIZE-SE o aborto (não "legalize-se" porque esse não é o termo correcto) e depois ensine-se educação sexual nas escolas!!!
É que nesta questão do refendo há demasiada gente a fazer campanha desinformando!! Dizendo: "eu sou contra o aborto", "diz não ao aborto"!
A mim ninguém me está a pedir pra dizer pra dizer SIM ao aborto... a pergunta do referendo vai ser "Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?"
Tem de ler-se com atenção! Simplesmente quer dizer que a mulher não é MAIS penalizada por uma coisa que é já de si traumatizante! Ninguém está a fomentar os abortos, está a assegurar-se que não se morre (menos probabilidades digamos) por abortar clandestinamente e sem condições... isso sim é um crime!! Mas se se legislar deixa de ser possível que aconteça!
Enfim, podia continuar aqui mais tempo e, de qualquer forma estou seguro que daqui a duas semanas e meia, quando voltar a Portugal, terei oportunidade de ter longas discussões sobre o assunto contigo a...por isso fico por aqui!
AH, já sabem que a data do referndo é 11 de Fevereiro, certo?
Eu estou extremamente envergonhado, mas tenho de dizer que provavelmente não vou votar! Não dá pra ir a Portugal só pra votar (tenho mesmo que cá estar no dia 12!) e, como já sabem, não quero mudar a minha situação eleitoral!
Este é assunto pra outras conversas e hei-de me debruçar sobre o assunto em post!
Beijos e abraços!
Bom jogo amanhã!!

3:06 da manhã

 
Blogger Unknown said...

Venho aqui agradecer a sua visita.

lol, a cleopatra também andou por cá...

Espero que esteja tudo bem contigo

Com os melhores cumprimentos

littledragonblue

5:01 da tarde

 
Blogger Pedro Moura said...

tal como o droff disse, a questao dos direitos da pessoa e das suas limitações..
vai um pouco para além disso meu amigo, o que está em questão é se tu tens direito a decidir sobre uma vida que está dentro de ti, e se essa "vida"(entre aspas porque neste caso vida é mais que apenas um ser que não se auto-sustenta, é um conceito)alheia têm o direito inquestionavel(dogma=estupidez)de viver.
Segundo os relifuckinosos/igreja/estado, nem sequer podes decidir sobre a tua propria vida (suicidio é um crime/pecado), portanto, como podes decidir sobre uma vida alheia?..
É uma questão muito muito complexa
Todos os dias decidimos sobre a vida de outros. Quando comemos um hamburger estamos a matar uma vaca, quando comemos salada estamos a sacrificar uma alface. É também claro que a vida humana é diferente dos outros animais, mas o que difere é pela inteligencia, e não por sensações, mas sim por emoções.
E não me venham com merdas, um feto não é capaz de pensar, ser inteligente e ter emoções; quanto muito pode ter sensações( supostamente a partir de X semanas já pode sentir), mas isso tb a vaquinha tem fds... É errado matar qualquer tipo de vida? Não!
O certo e o errado são apenas conceitos. A vida existe, é só uma com multiplas faces, o que nasce morre, e nasce outra vez, ou então não.
Eu compreendo que seja necessario defenir parametros ideologicos sobre o que é a vida e a morte, mas não estamos a falar de pessoas, estamos a falar sobre o conceito do que é estar vivo(def:o contrário de estar morto).
Eu não desejo mal ao touro, mas como a vaca.
Não desejo mal aos humanos, mas mato o feto.
Nós humanos devemos apreciar a vida e a benção que é ser humano com todas as emoções e sensações.
Um feto não ri, não chora, não pensa: porquê eu?, por isso, é muito bonito e é uma vida humana em potência, mas que sa foda..

5:34 da tarde

 
Blogger micose said...

e provavelmente mais vale abortar nas primeiras semanas, do que abandoná-lo num caixote do lixo, ou com muita sorte á porta de uma instituição...

2:49 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

oh gaja... adoro a tua maneira de ser e pensar!
Sabes quem eu sou e sabes pelo que passei e digo uma coisa que deve ser dita: NÃO É UMA QUESTÃO DE QUERER/DESEJAR TER UM BEBÉ OU NÃO.
Por vezes, o homem quando tira o pénis(envolvido num preservativo) de dentro da vagina não consegue ver um buraco microscópico que fez com que o esperma entrasse, ou melhor, saísse do preservativo. Óbvio que quando o homem se vem uma das primeiras reacções será tirar o preservativo e pô-lo no lixo. Com os sucos vaginais produzidos pela mulher este não se apercebe que houve uma pequena fissura e nem se apercebe que os amiguinhos de baixo entraram feitos doidões e que um bebé virá mais tarde......
Mas não te tiro razão alguma...
foi só um atrofio que tive de passar para o teu caderno...
ainda tens o caderno dos atrofios físico ou agora é só em formato digital?

3:31 da tarde

 
Blogger a said...

Cara Catarina, se ter sexo implicasse pensar em filhos, podes ter a certeza que era virgem! E não sou, felizmente! Tenho uma vida sexual muito activa, tomo a pílula desde os 17 anos que me é providenciada gratuitamente no meu centro de saúde (não sei como não sabes isto).

e Faço-te uma pergunta, se nós não devíamos (e não temos o direito) matar ninguém, então porque raio é que podemos fazer alguém nascer. O poder é o mesmo!

1:44 da manhã

 
Blogger micose said...

mas mesmo assim...
será que uma coisa microscópica (como é até ás 10 semanas)tem tanta vida como isso?!

será que, não será pior ter-se um filho indesejado?
será que a criatura vai se sentir feliz saber que não é amado?
e ter alguém a dizer-lhe "foste tu que me estragaste a vida” (isto acontece)
ou então, a criança nascer e o pai fugir e ficar a mãe sozinha, sem condições...

será que essa pessoa vai viver feliz?
eu não acredito nisso… não acredito que essa pessoa será feliz, e os primeiros anos de uma criança contam para grande parte da maneira de ser futura do individuo… conflitos pessoais, auto-estima, auto-confiança, maneira de se dar aos outros, força interior…

as pílulas têm 99,9% de eficácia, mas ás vezes basta um antibiótico, ou outro comprimido que pode tirar o efeito da pílula, e a pessoa não tem conhecimento disso…
Até o sistema nervoso influencia…

e votar SIM não é dizer “eu vou fazer um aborto”, mas é mais dizer “as mulheres que fazer um aborto não vão presas”… porque o aborto vai continuar a existir, clandestino (sem condições e com riscos de vida) ou no país ao lado...

11:53 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

não li tudo o que foi dito, mas para mim, sim esta é a solução.

em países como a holanda e em países escandinavos, pratica-se o aborto sem restrições até determinada semana. no entanto, o caso holandês é exemplo pela frontalidade e abertura com que se aborda a sexualidade neste país. a educação sexual começa nas pré-escolas, com maior relevo ao nível do ensino médio e secundário. desde meados dos anos 80 que se fazem campanhas de marketing inovadoras, tentando diminuir as implicações da interrupção voluntária da gravidez. busca-se a responsabilização individual dos comportamentos promovendo o liberalismo, tolerância e discussão aberta sobre a sexualidade. os holandeses são também responsáveis da "double dutch policy", que visa o uso de dois métodos anticonceptivos: o preservativo e um contraceptivo hormonal.
é isto que falta em portugal. educação. e seguir os bons exemplos que existem na europa.
por exemplo, não saberes que as pílulas são dadas no centro de saúde a qualquer pessoa (desde que vá às consultas de planeamento familiar, cerca de uma vez por ano) só vem comprovar que falta educação à população.

abortos sempre houve e há-de sempre haver. é só a questão de continuar a meter as mulheres na prisão ou submetê-las a processos judiciais morosos e penosos, ou não.

no referendo, eu voto sim.

10:52 da tarde

 
Blogger a said...

paperdoll, bravo! A questão é mesmo essa, é a ignorância. É urgente informar as pessoas.

Principalmente porque enquanto o aborto for crime, as pessoas com posses, vão continuar a fazê-los em espanha ou inglaterra(e a pensar que é um método contraceptivo) enquanto as que n têm posses, vão continuar a morrer (por fazerem abortos em sítios sem condições) ou a ter filhos (sem condições, infelizes, indesejados, que n pediram para nascer).

Se deixar de ser crime e se implementar uma política de apoio a quem faz abortos, as pessoas são acompanhadas, é-lhes dada a pílula e informação!

catarina, faz-me mesmo confusão que penses assim. mas provavelmente é porque nunca ouviste um relato de um aborto clandestino em que enfiam objectos (como raios de rodas de bicicleta) pelas vaginas das mulheres... se estas pudessem abortar num sítio civilizado, seriam acompanhadas e informadas, para n tornarem a fazer. assim como as meninas ricas da linha (cujos pais n dão educação sexual, só pagam os abortos) seriam tb informadas e consciencializadas.

3:57 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

raios de rodas de bicicletas, agulhas de tricot, tudo serve para muitas pessoas sem escrúpulos nem formação, que apenas se querem aproveitar de raparigas/famílias desesperadas e "pobres de espírito". e mesmo assim cobram 500 euros... mas ainda há quem ache que vale a pena isto continuar a acontecer, porque: a) se não se vê, é porque não existe; b) pelos vistos, um grupo de poucas centenas de células agregadas é "vida".

outro meio que também é usado para abortar é a toma de uns comprimidos comercializados para o estômago, mas que acabam por provocar o aborto...

isto não são condições de realizar abortos, a mulher precisa de acompanhamento físico e mental, que só pode ser proporcionado de forma aprofundada, continuada, gratuita e justa se a interrupção voluntária da gravidez não for considerada crime.

além disso, se for realizada num hospital, as pessoas são informadas ao pormenor das consequências de um aborto. chama-se a isto "consentimento informado", que é algo desde sempre feito antes de qualquer procedimento realizado por profissionais de saúde. sabendo as vantagens e desvantagens de realizar um aborto, não me parece que haja o risco de este ser realizado sem reflectir, ou como já foi dito, "como método contracepcional".

estou a estagiar num centro de saúde, realizo consultas de planeamento familiar e saúde materna todos os dias. já lidei com casos de adolescentes grávidas...não é bonito.
já não sou adolescente, mas não tenho condições para ter um filho... por isso se engravidasse agora, eu abortava.


já agora, em badajoz e noutras cidades da fronteira espanhola, há uma boa clínica onde se fazem interrupções da gravidez. é caro, mas pelo menos é seguro. fica a nota.

8:06 da tarde

 
Blogger micose said...

paperdoll...
tu é que sabes ;)
e tu é que tens razão
lol


merci pela deixa...
se eu engravidar agora vou lá :P

10:33 da tarde

 
Blogger micose said...

e tambem oferecem preservativos "zig-zag"

lol

10:34 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

não me fales dos zig zag... aquilo parece tirado directamente das câmaras de ar das bicicletas! lol

mas é uma boa solução para quem não tem dinheiro para comprar, nos supermercados são caros...

10:38 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

já agora aqui fica mais um exemplo de como falta muita educação neste país.

no outro dia uma senhora dos arredores de lisboa, dizia-me: "não percebo como engravidei... eu tenho cuidado, uso sempre o preservativo! e depois lavo muito bem com lixívia, não entendo!"

podem imaginar a minha cara... priceless!

10:40 da tarde

 
Blogger micose said...

LOL


meu deus credo...


lixivia?!

ahahah



sim... os zig-zag são maus...
mas se fores á frente das farmacias, nas maquinas, dois "crontol" acho que custam 2 euros ou coisa assim...

tambem pagas para ir ao cinema...
lol
tem de ser gastar dinheiro nas diversões...
lol (kidding)

10:44 da tarde

 
Blogger micose said...

ás dez semanas tem 30mm de comprimento.

:|
:S
:X

10:50 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

o "período fetal" só começa a partir da décima semana. antes disso aquele amontoado de células não tem orgaos/sistema neurológicos. o que significa que não vê, não ouve, não sente - não tem orgaos dos sentidos. pode mexer, mas por vários outros motivos que não a sua vontade (como motivos externos ou mesmo acçoes involuntárias). acredito nos estudos que dizem que isto não é ainda uma pessoa.

já ouviste falar de morte cerebral? agora começa a ser aceite que a morte ocorre, não quando o coração pára mas sim quando há morte cerebral.
se não há vida quando o cérebro deixa de funcionar... pq há-de haver antes de ele começar a funcionar?

enfim, são opiniões.
que devem ser bem esclarecidas e bem fundamentadas.

10:58 da tarde

 
Blogger micose said...

sim... bem pensado paperdoll...
nunca tive pensado nisso tambem...

tres bien...**

11:00 da tarde

 
Blogger micose said...

peço desculpa pelo erro...
lol
a esta hora é assim


#sim... bem pensado paperdoll...
nunca tinha pensado nisso tambem...#

11:04 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

podes informar-me acerca do estudo/referência bibliográfica onde viste a informação de que o feto com 10 semanas sente?

11:39 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

não é que isso tenha grande relevância para o caso, pelo menos a meu ver. penso que a questão é bem mais abrangente.

mas gostaria de saber onde obtiveste essa informação, para poder ir consultá-la também e analisar o nível de fidedignidade/credibilidade.

11:44 da tarde

 
Blogger a said...

Pode até sentir, mas às 10 semanas, n é autónomo, depende completamente da mãe, aliás sem ela, deixa de existir.

Não é pessoa, não tem consciência, nem sequer sabe respirar. Vocês dizem a idade que têm desde que foram geradas ou desde que nasceram? Para mim, se ainda n usa os pulmões (para respirar) não é pessoa.

Ah e continuo a não pensar em bebés quando faço sexo e que noite que tive ontem...

2:33 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

a: não sente.

e claro, pensar em bebés nessas alturas devia ser crime... lol

9:52 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

e porque não aproveitarmos? não tenciono ficar para tia.
tenho todo o respeito por quem tenciona casar virgem por exemplo, mas hoje em dia isso é um pouco triste e patético...

sexo não significa ter filhos, como já foi dito e bem.

mas sim, quando eu e a A tivermos bebés com certeza iremos gostar muito, gracias! até lá sexo seguro só faz bem à saude. e acerca disso há estudos.

9:23 da tarde

 
Blogger micose said...

pensar em bebés a fazer sexo só me soa a pedofilia... lol desculpem lá...


ahaha

e desejo:
bom natal
e
bom sexo para todas ;)
(tambem é uma forma de ginastica!!! mental e fisica, e alivia o stress)
lol

10:11 da tarde

 
Blogger micose said...

era para quebrar
lol

10:28 da tarde

 
Blogger a said...

Bom Natal não!

Natal=Natalidade=Bebés

Ainda é cedo! Mas para o ano vou ser tia!

:) Felicidades!

11:23 da tarde

 
Blogger micose said...

peço desculpa "a"
tens razão...

um natal daqui a algum tempo, e tempo controlado
;)

e vai-se treinando
lol
*

12:48 da manhã

 
Blogger Z said...

Bem... isto é que foi aqui uma tertúlia... sinceramente ainda não li até porque já passa das 4 da matina e andei a brincar aos templates de blogs... mas um dia destes leio tudo, comento (ou disparato, logo se vê)... até porque esta questão ainda não se esgotou (ainda agora a discussão tá a aquecer) e a data do referendo vai-se aproximando!
a: desculpa lá a negligência aqui ao caderno, vou tentar atrofiar um bocado mais (hahahahahaha).
já agora, relativamente à questão do aborto (quer dizer, sobretudo quanto ao referendo em si), fazias-me um favor? Podias ir escrevendo - pode ser por mail, não precisa de ser em público - como é que sentes a opinião pública e para que lado pende a questão aí na tuga? É que desse detalhe é difícil ter uma boa noção aqui nos países baixíssimos e escuros e frios e cinzentões (e ando mais preocupado em musicar que com outra coisa qualquer).
Bem, tijay.

3:19 da manhã

 
Blogger W said...

Peço desculpa pelo atraso; espero que vá a tempo: http://www.ohiolife.org/mqa/toc.asp

11:31 da tarde

 
Blogger droff said...

Ha! Que aborte quem quiser. é bem...

Mas continuo a reclamar a vitória da abstencao. Nós somos a nova maioria. Foda-se o PS...

droff out!

1:39 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home